A Lightsource bp concluiu todas as condições precedentes para desembolso dos recursos financeiros para o Complexo Solar Milagres. Com investimentos na ordem de R$ 800 milhões, as obras do sistema de transmissão do complexo começaram em dezembro de 2021 e a construção dos cinco parques solares foi iniciada neste mês, em Abaiara, no estado do Ceará.

Cerca de R$ 423 milhões serão financiados pelo Banco do Brasil por meio do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o restante dos recursos necessários para a implantação dos projetos será investido diretamente pela Lightsource bp.

A previsão é que os parques entrem em operação comercial no início de 2024 e a maior parte da sua energia já foi comercializada no ambiente de contratação livre em contratos firmados com empresas de elevada solidez financeira. O restante da energia disponível será comercializado nos próximos anos.

“Esses contratos reforçam a importância do país na estratégia global da Lightsource bp. O objetivo da empresa é comercializar a energia proveniente de nossos projetos da forma mais rentável possível, originando bons negócios e parcerias que agreguem valor para a companhia, clientes e acionistas”, disse o country manager da Lightsource bp, Ricardo Barros.

Vale destacar que as obras civis das usinas fotovoltaicas já foram iniciadas pela construtora Motrice, empresa brasileira especializada em soluções para a construção de sistemas de geração, transmissão e distribuição de energia renovável.

A Lightsource bp também irá realizar investimentos socioambientais nas comunidades locais, com programas focados em geração de renda, agricultura familiar e educação. De acordo com a companhia, durante a construção do parque, serão gerados 800 empregos diretos com prioridade para contratação de mão de obra local.