A carga de energia do Sistema Interligado Nacional em agosto apresentou crescimento de 0,3% ante o mesmo mês do ano passado. De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, atingiu 67.886 MW médios. Os dados são do boletim de carga mensal. No acumulado dos últimos 12 meses, foi registrada uma variação positiva de 0,7% em relação ao mesmo período anterior.
Na análise do operador, diferente do que aconteceu em julho, quando as temperaturas foram mais elevadas, em agosto os termômetros ficaram na média ou abaixo desse patamar nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Esse fator influenciou o comportamento da carga no período. O volume de chuvas ficou acima da média na região Sul e em grande parte do Nordeste.
No acumulado dos últimos 12 meses, foi registrada variação positiva de carga de energia em todas as regiões. Foram registradas altas de 2,6% no Norte; 0,6%, no Nordeste; 1,1% no Sul; e 0,3% no Sudeste/Centro-Oeste.
De acordo com os dados de agosto de 2022, comparado ao mesmo mês do ano passado, houve variação positiva de carga no subsistema Norte, com 5,2%, equivalente a 6.620 MW médios e estabilidade no subsistema Nordeste com 11.128 MW médios. No Sul e no Sudeste/Centro-Oeste, houve redução de 0,4% ou 11.618 MW médios e de 0,1% ou 38.521 MW médios, respectivamente.