A Sinop Energia anunciou que finalizou na quarta-feira, 28 de setembro, a manutenção preventiva de 16 mil horas da unidade geradora 1 (UG1), da usina hidrelétrica (UHE) Sinop. O trabalho foi efetuado com cerca de 28 horas de antecedência, totalizando mais de 100 atividades em 11 dias e mobilização de aproximadamente 80 colaboradores. Durante o período a usina seguiu operando normalmente com a unidade geradora 2 (UG2).
“Para realizar a manutenção da unidade geradora, é necessário que o equipamento seja paralisado para que as equipes acessem áreas que normalmente são energizadas ou trabalham com grande volume de água. Essa prática acontece periodicamente a fim de reduzir riscos até a próxima manutenção”, disse o responsável por coordenar a manutenção da EDF Norte Fluminense, Mateus Macan.
Vale destacar que a manutenção das unidades geradoras da UHE Sinop acontece anualmente intercalando a paralisação de apenas uma das máquinas a cada ano. Em 2021, os dois equipamentos passaram pelas atividades preventivas, alcançando taxa de indisponibilidade próxima a zero, o que demonstrou a eficácia da manutenção. Este ano, o trabalho contou com o apoio de 10 empresas, sob gestão da EDF Norte Fluminense e Sinop Energia, que foram essenciais para a realização do cronograma.
“Para tornar o processo ainda mais ágil, os colaboradores foram divididos por turnos. Foram 24h de trabalho por dia para dar celeridade à parada da máquina e voltar a contribuir com a geração de energia para o país. O bem-estar é essencial para a qualidade das atividades desenvolvidas. Em ações que envolvem fornecedores, os colaboradores da Sinop Energia e EDF reforçam a cultura de segurança que já é desenvolvida no cotidiano das empresas e intensificam as visitas de vigilância compartilhada, na qual são identificados riscos de acidentes. Além disso, também foram contratadas equipes de resgate e técnicos de segurança do trabalho”, ressaltou Macan.
Já o coordenador geral de obras da Sinop Energia, Bruno Moço, ressalta como a ação preventiva é prioridade para a Sinop Energia. “A integridade dos equipamentos é essencial na operação da UHE Sinop. Por meio dela, mantemos o bom desempenho das máquinas e produzimos energia para todo país por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN) com segurança e excelência. Além disso, atuamos dentro de normas que prezam pela eficiência operacional, ao realizar a manutenção”, finalizou.