O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Júnior, afirmou nesta quinta-feira, 29 de setembro, que pretende identificar as visões e ambições da companhia. “No segmento de geração e transmissão há muito tempo a gente cresce de forma competitiva e agora temos oportunidades na área de eólica e solar e outras coisas podem entrar em nosso portifólio como o hidrogênio”, disse o executivo em sua primeira coletiva de imprensa após assumir o cargo.

Ele ainda destacou que será importante definir uma estratégia (eólica ou solar) e analisar quais são as vantagens para participar de forma competitiva. “Temos ambição de crescimento com capacidade de alavancagem para fazê-lo e vamos buscar isso com disciplina e inteligência”, ressaltou. Segundo o executivo, 96% da energia que a companhia gera é limpa e renovável e são emissores de crédito de carbono.

Wilson Ferreira Júnior ainda afirmou que a companhia teve uma evolução importante na comercialização no mercado livre de energia. “Hoje tem algo em torno de 15 mil empresas que participam desse mercado e vai passar a mais de 100 mil novos consumidores. Claramente um mercado que nos interessa, mas são consumidores menores e temos que desenvolver uma área comercial que chegue nesses consumidores. Um mercado muito importante e um crescimento de demanda para nós que temos energia para ofertar”, ressaltou.

Por outro lado, o executivo ainda ressaltou que a participação em SPE é importante para a companhia, porém, estuda possíveis vendas de ativos onde a empresa participa de modo minoritário. “Estamos flexíveis e não seremos investidores financeiros”, afirmou Wilson Ferreira Júnior.

Ele ainda declarou que a companhia pretende identificar as avenidas de crescimento. “Queremos ver as vantagens de cada avenida e identificar as melhores oportunidades para alocação de capital da companhia”.

Questionado sobre a possível compra do ativo da Copel, a UHE Foz de Areia, Ferreira Jr disse que a princípio não conhece, mas eles pretendem crescer no segmento de hidrelétrica e vão estudar as oportunidades para o crescimento.

Novo mercado

A diretora de governança, Camila Araujo, afirmou que a Eletrobras pretende entrar no Novo Mercado da B3 até o primeiro semestre de 2023. “Já tem um cronograma e a nossa expectativa é que a gente consiga concluir o processo entre oito e 10 meses, mas depende muito da fase de negociação e da conversão das ações. A nossa expectativa é que no primeiro semestre do ano que vem possa migrar para o novo mercado”, disse a diretora.

Plano de PDV

Wilson Ferreira Júnior também declarou na coletiva de imprensa que estão avaliando redução de custos e devem anunciar um plano de demissão voluntária (PDV) até o final de novembro para aposentados. “Com isso teremos uma redução no quadro de funcionários e podemos contratar pessoas mais novas. Uma mistura importante. É fundamental potencializar o grupo com pessoas que tenham experiências distintas”, finalizou. O plano deverá atingir 2 mil pessoas que se enquadram como aposentados.