A SardHy Green Hydrogen está entre os beneficiários italianos do financiamento público de 5,2 bilhões de euros aprovado pela União Europeia, no âmbito do IPCEI Hy2Use, destinado a apoiar a pesquisa e a inovação, a implantação industrial e a construção de infraestruturas relevantes na cadeia de valor do hidrogênio. A companhia foi criada a partir de um projeto conjunto da Enel Green Power e da Saras relacionado ao desenvolvimento de hidrogênio verde na Sardenha.

“Se estar entre os indicados para um financiamento de um fundo da União Europeia é sempre motivo de orgulho, ser um dos beneficiários do apoio do IPCEI Hy2Use confirma que estamos seguindo no caminho certo”, disse o CEO da Enel Green Power, Salvatore Bernabei.

A iniciativa prevê que a SardHy Green Hydrogen instale um eletrolisador de 20 MW no parque industrial de Sarroch, na província de Cagliari. Alimentada exclusivamente por energia renovável da Enel Green Power, a planta será usada para produzir hidrogênio verde para a refinaria da Saras com o objetivo de reduzir a pegada de carbono de seus processos de refino.

“A transição energética abrange todas as áreas de produção e, nesse sentido, o hidrogênio verde desempenha um papel central no processo de descarbonização de setores industriais intensivos em energia, em que o hidrogênio é usado como matéria-prima ou para gerar calor de alta temperatura, e onde a redução das emissões de CO2 através da eletrificação não é possível ou é mais complexa. Para que o uso do hidrogênio verde se torne mais difundido, precisamos trabalhar em tecnologia e inovação, e é por isso que lançamos uma colaboração com um parceiro como a Saras”, ressaltou Bernabei.

“Estamos entusiasmados que a SardHy Green Hydrogen tenha sido reconhecida como uma das quatro empresas italianas que poderão se beneficiar do apoio europeu dentro da iniciativa IPCEI Hy2Use, para o desenvolvimento e descarbonização de processos de produção em certos setores industriais difíceis de diminuir através do uso de hidrogênio verde. O refino é conhecido por ser um dos setores industriais com maior consumo de hidrogênio, e nossa unidade de Sarroch é particularmente adequada para a aplicação de um programa desse tipo devido a sua dimensão e características estruturais. Estamos convictos de que este projeto representa uma oportunidade com grande potencial de crescimento para o nosso negócio, alinhado com o objetivo do Grupo Saras de prosseguir em um processo de descarbonização consistente com as metas europeias de neutralidade climática e, ao mesmo tempo,  capaz de aumentar nosso valor”, afirmou o CEO da Saras, Dario Scaffardi.

Vale destacar que o Hy2Use é o segundo projeto de hidrogênio verde da Enel que, dentro da União Europeia, foi lançado como parte do IPCEI (Important Projects of Common European Interest), após o lançamento do projeto Hy2Tech, em julho passado.

O montante de financiamento disponível para esta segunda rodada é de 5,2 bilhões de euros, que irão apoiar 35 projetos desenvolvidos por 29 empresas de 13 Estados-Membros, incluindo Itália; as quatro empresas italianas admitidas no segundo IPCEI sobre hidrogênio receberão um total de 500 milhões de euros. Os projetos selecionados dizem respeito à infraestrutura de hidrogênio e sua aplicação na indústria, segmento em que atua a SardHy Green Hydrogen, da Enel Green Power e Saras.