Com o tema “Setor eólico em expansão e aliado às novas tecnologias: o caminho para um futuro net zero”, a edição 2022 do Brazil Wind Power, que será realizado entre os dias 18 e 20 de outubro, em São Paulo (SP,) já divulgou a sua programação. O conteúdo do congresso está direcionados em quatro linhas temáticas: Transição energética justa, Expansão e desafios, Expansão e futuro e Eólica Offshore.
Na abertura, acontece a entrega dos prêmios Steve Sawyer e Embaixador do Vento. Em seguida, vem o painel com o tema da edição deste ano. Ramón Fiestas, do GWEC da América Latina; Elbia Gannoum, Presidente da ABEEólica; Roberto Kishinami, Coordenador Sênior do Instituto Clima e Sociedade; Alfonso Blanco, Diretor Executivo da Olade; e Francesco La Camera, Diretor-Geral da Irena, são os participantes. Em seguida, é a vez do painel “O compromisso da energia eólica com o futuro do planeta: balanço COP 26 e perspectivas COP 27”, com Emerson Clarke, Diretor de Desenvolvimento de Mercado do GWEC e Eduarda Zoghbi, da REVolutionaries Award.
Em seguida, vem o painel Melhores práticas: diversidade e inclusão no setor eólico, com Marcela Ruas, Women in Wind da GWEC; e Lena Noelck, Director Senior – Head of Strategy & MarCom da Vestas LATAM. A moderação será de Ney Maron, da Maron Consultoria. A última atividade do dia aborda a transição energética justa e como acelerar a implantação de energia eólica de forma sustentável. Sofia Maia, Bloomberg New Energy Finance fará uma apresentação e Elbia Gannoum, Presidente da ABEEólica e Moren Dyrholm, do GWEC e da Vestas, participam do debate que será moderado por Mauricio Tolmasquim, Professor na UFRJ.
No segundo dia a linha temática é da Expansão e desafios. O primeiro painel é sobre “Cadeia produtiva e seus insumos: crescimento e novos desafios da competitividade”. Os debatedores serão Rodrigo Ugarte Ferreira, Head de Procurement para Latam da Vestas; Felipe Ferres, Country Managing Director da Siemens Gamesa; João Paulo Gualberto da Silva, Diretor Superintendente da WEG Energia; Marcelo Aparecido da Costa, Diretor de Compras da Nordex e Roberto Miranda, Diretor Técnico da Torres Eólicas do Nordeste. o moderador será Sandro Yamamoto, Diretor Técnico da ABEEólica.
No início da tarde, o papel da transmissão para as energias renováveis entra em pauta. Erik Eduardo Rego, Diretor de Estudos de Energia Elétrica da EPE e Alexandre Zucarato, Diretor de Planejamento do ONS participam do debate, moderado por Fernando Elias, Presidente do Conselho de Administração da ABEEólica. “A expansão das renováveis no mercado livre como ferramenta indispensável para um futuro net zero”, com André Dorf, CEO da Comerc; Renato Volponi, Diretor de Comercialização da Casa dos Ventos; Rodrigo Ferreira, Presidente da Abraceel; e Claudio Ribeiro, CEO da 2W Energia, é o segundo painel da tarde, moderado por Ricardo Cyrino, CEO da Evoltz.
O último painel do segundo dia é sobre a “Financiabilidade da indústria eólica” e contará coma presença de Daniel Barreto, Superintendente da Área de Energia do BNDES; Wilson Chen Chang, Head de energia de Project Finance do Itaú BBA; Igor Fonseca, Head de Energia de Project Finance do Banco Santander Brasil e Juliano Marcatto, Head de Operações Estruturadas e Project Finance do Banco do Brasil. Fernanda Delgado, Diretora Executiva Corporativa do IBP, será a moderadora.
No terceiro e último dia do BWP 2022, com a linha Expansão e futuro, a perspectiva da energia eólica na América Latina será debatido no primeiro painel. Na parte da tarde, o painel é “Certificados de Energia Renovável: avanços e perspectivas”, com Fernando Lopes, da Totum; Ana Carolina Molina, Head de Trading da CGN e Benjamin Herrera VergaraI, do IREC Internacional. A moderação será de Mauricio Godoi, Subeditor do Canal Energia. O último painel será “O papel dos Estados no desenvolvimento das novas tecnologias renováveis”, moderado por Sandro Yamamoto, da ABEEólica.
Ainda no último dia, simultaneamente à linha Expansão e futuro, a energia eólica offshore será abordada em vários painéis. O primeiro, moderado por Élbia Gannoum, Presidente da ABEEólica, é “Eólica offshore no Brasil: cenário, cooperação internacional e perspectivas de desenvolvimento”, com a presença de Laura Porto, Diretora Executiva de Renováveis do Grupo Neoenergia; André Leite, Diretor Eólicas Offshore Brasil e America Latina da Equinor; Fernanda Scoponi, Senior Business Development Offshore Wind Brazil da TotalEnergies; Sean Whittaker, Principal Renewable Energy Specialist at International Finance Corporation e Thiago Barral, Presidente da EPE.
Os caminhos regulatórios ambientais e de legislação são o tema do painel da fonte que acontece durante a tarde. Os debatedores serão Agnes M. da Costa, Chefe da assessoria especial em Assuntos Regulatórios do MME; Carlos Cabral, Superintendente de Concessões e Autorizações de Geração da Aneel e Diogo da Nóbrega, Presidente da Copenhagen Infrastructure Partners e Copenhagen Offshore Partners. Gustavo Ponte, Superintendente Adjunto de Planejamento de Geração de Energia da EP e Gil Maranhão, da Engie debatem os caminhos regulatórios para o mercado. Marcelo Frazão, Co-head do Time de Energia do CMA – DLA Piper Brasil será o moderador.
O futuro movido à hidrogênio e a eólica offshore é o assunto do último painel do evento. Natalia Castilhos Rypl, Bloomberg New Energy Finance; Mauro Andrade, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios da Prumo Logística; Gustavo Rodrigues Silva, Diretor de Operações da Qair Brasil e Luiz Viga, Brazil Country Manager da Fortscue participam do debate, moderado por Donato da Silva Filho, CEO da Volt Robotics.
Além do congresso principal, o BWP é formado por um feira com vários expositores da cadeia eólica e um congresso paralelo dedicado a Operação e Manutenção e Regulação. A programação do primeiro dia, que começa a tarde, focando no licenciamento ambiental. No segundo dia, haverá debates sobre O&M em parques eólicos, com apresentação de cases; gestão da manutenção de grandes componentes; aplicação de novas tecnologias em O&M; e mercado de carbono. No terceiro dia, as discussões focam na evolução e desafios da regulação da energia eólica; logística de transporte de grandes equipamentos; e novas tecnologias aplicadas à telecomunicação em parques eólicos.
Contudo, antes do evento principal, o BWP inicia as atividades esta semana com dois dias de apresentações de trabalhos técnicos selecionados por uma banca especializada. O BWP Papers começa na quarta-feira, 05 de outubro, e é gratuito, promovido na plataforma online do evento.
Serviço:
Evento: Brazil Windpower 2022
Data: 18 a 20 de outubro de 2022
Local: São Paulo Expo
Infos: https://www.brazilwindpower.com.br/pt/home.html