A Cemig SIM lançou o Certificado de Energia Renovável Cemig SIM, ou Cemig SIM REC. O título ratifica os atributos ambientais de empreendimentos e instituições, por meio da rastreabilidade da origem de energia 100% limpa e renovável. O certificado pode ser solicitado de forma digital e gratuita e a certificação é auditada e segura, além de ratificar a conduta de empresas dos mais variados nichos na execução de práticas ambientalmente corretas, relativas à geração e ao consumo da energia procedente das fazendas solares da SIM, instaladas em 14 municípios de Minas Gerais.
O Certificado de Energia Renovável Cemig SIM, ou Cemig SIM REC, foi criado para que o cliente SIM possa demonstrar, junto ao público-alvo e demais stakeholders dos empreendimentos, como as marcas se posicionam em relação à execução de práticas ambientalmente corretas, relativas à geração e ao consumo de energia solar. Os critérios de certificação seguem as premissas do Programa Brasileiro GHG Protocol criado em 2008, que define as ferramentas de cálculo para estimativas de emissões de gases do efeito estufa.
Segundo Danilo Gusmão, presidente da Cemig SIM, o título constitui valor a todas as organizações certificadas, principalmente, para aquelas que estão comprometidas com a agenda ESG, uma vez que a rastreabilidade permite zerar as emissões CO2 vinculadas ao consumo de energia. Ele conta que a geração de energia solar da SIM evitou que mais de 25 mil toneladas de CO2 fossem emitidas na atmosfera, desde o início das operações, em 2019. Gusmão reforçou ainda que a certificação sustentável é uma realidade praticada por companhias globais, além de configurar uma exigência de mercado, a partir da ampliação das políticas ambientais para todos os segmentos e setores produtivos.
Com o certificado, as empresas da base da SIM que possuem, no mínimo, 12 meses de geração de energia 100% limpa, estarão no mesmo rol das grandes companhias mundialmente reconhecidas por iniciativas sustentáveis. E a partir da rastreabilidade da energia gerada, o cliente recebe um documento que comprova que a origem dessa energia provém de fonte limpa e renovável, contribuindo para a redução de gases de efeito estufa e para a minimização dos impactos das mudanças climáticas.