A empresa LUZ acaba de chegar ao mercado como uma fornecedora digital de energia. A companhia, que recebeu um aporte da Delta Energia, começará fornecer energia elétrica, a princípio, para Campinas, no interior de São Paulo, e a meta é alcançar cerca de 100 mil clientes até o fim de 2024 e o Brasil inteiro. “O setor de energia é gigantesco e precisa de novas tecnologias e trazer a experiência do consumidor para dentro desse setor é muito importante, pois atualmente ele não tem a liberdade de escolha e vamos oferecer isso a ele”, disse o sócio-fundador da LUZ, Flávio Catani.
O foco da LUZ será em consumidores de pequeno e médio portes e as operações começam em Bauru, Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, que estão na área de concessão da distribuidora CPFL Paulista. “Acreditamos numa expansão muito rápida e até o final de 2022 queremos trabalhar para 2 mil clientes e no final do ano que vem queremos expandir para nove estados brasileiros. E o nosso plano para 2024 é atingir o Brasil inteiro como uma empresa nacional”, ressaltou Catani. Vale destacar que a companhia quer aproveitar a abertura do ACL para atingir mais consumidores.
De acordo com o executivo, o setor de energia no Brasil possui 85 milhões de clientes com R$ 180 bilhões de faturamento por ano. “Um dos maiores mercados que temos e acredito que tem espaço para muitos competidores. A gente acredita que com a abertura do mercado vamos ficar entre 15 grandes empresas competindo e dividindo esse mercado. A história vai se consolidar nos próximos quatro ou cinco anos com a abertura do mercado e depois lá na frente serão apenas quatro ou cinco empresas e queremos estar entre elas. Tem mercado para todo mundo, mas o nosso diferencial é o consumidor, olhamos para ele no centro”, explicou.
A LUZ irá atender o mercado chamado de varejista pelo setor elétrico e conseguirá oferecer essa economia através de investimentos próprios em parques de geração solares ou de outras energias renováveis. “Iremos trabalhar tanto na GD quanto comercialização varejista. Nosso grande foco serão os clientes de baixa tensão, tanto os residenciais quanto os comerciais. Queremos atingir aqueles 80 milhões de clientes que estão em baixa tensão e para isso estamos investindo em fazendas solares para que a gente consiga chegar nesse público de GD. Dentro da nossa estratégia de lançamento cerca de 25% são fazendas nossas e outras 70% são arrendadas com grandes grupos”, explicou Catani.
A proposta da LUZ é oferecer tudo em apenas três cliques e em uma jornada 100% digital. “Depois que você está dentro da LUZ, o controle estará na palma da sua mão. Nosso objetivo é empoderar o consumidor e não só com informação e sim com inteligência”, destacou a sócia fundadora da empresa, Samantha Albuquerque.
A companhia pretende a partir de janeiro de 2023 disponibilizar no seu aplicativo informações personalizadas de economia a cada cliente. “Iremos instalar nosso medidor inteligente na casa do consumidor que se comunica com o aplicativo da LUZ e que dará acesso a quanto consome e quando consome. O consumidor terá informações de cada aparelho dentro da sua casa, uma previsão de consumo de energia em tempo real. Vamos ensinar esse consumidor a economizar”, disse Flávio Catani.
Samantha Albuquerque ainda revelou que a companhia realizou pesquisas no Brasil com diversos consumidores e chegaram a conclusão que 83% das famílias consideram a conta de energia relevante no orçamento e 70% dos clientes não estão satisfeitos com o serviço atual. “Agora eles vão poder escolher quem vai fornecer energia e conseguimos dar essa escolha a eles. Energia é um bem essencial e essa liberdade vamos trazer para os consumidores”, finalizou.