Nos seis primeiros meses desse ano, a Enel Distribuição Rio investiu R$ 648 milhões em toda a sua área de concessão, com foco na melhoria e garantia do serviço. O novo Centro de Operação do Sistema, que fica na sede da concessionária, na zona portuária da capital fluminense, vem sendo contemplado com forte aparato tecnológico. O COS tem a missão de supervisionar e controlar o sistema da área de concessão da distribuidora. De acordo com o responsável pela operação e manutenção da Enel Rio, Thiago Morais, esse ano a distribuidora deve atingir a marca de sete mil equipamentos telecomandados, que de forma remota do COS permitem a rápida reconfiguração da rede após falha. “Ao invés de mandar uma equipe a campo, a gente consegue em minutos fazer isso aqui”, explica.

Ele conta que antes de 2016, o tempo médio de restabelecimento dos clientes era de até 52 minutos. Após os investimentos no telecontrole, o tempo caiu para 4 minutos. Essa tecnologia da rede de média tensão permite a identificação, de forma mais ágil e remota, de possíveis falhas na rede por fatores externos, como queda de árvores, descargas atmosféricas ou acidentes. “Tudo isso em função da tecnologia que aplicamos na rede”, comenta. Ainda segundo ele, uma das vantagens do telecontrole é que em locais onde as equipes não conseguem chegar, a distribuidora consegue garantir a operação da rede. Ele dá como exemplo as fortes chuvas em Angra dos Reis e Petrópolis deste ano, quando essa tecnologia ajudou na recomposição do sistema.

Outra aposta da distribuidora é a tecnologia de Função de Detectores de Falhas, usada para automação de manobras na rede e que está em 40% dos circuitos. Segundo Morais, essa tecnologia permite a realização de manobras automáticas para isolar falhas na rede, mantendo apenas o trecho danificado isolado para atuação das equipes de campo. Com isso, há mais agilidade na recomposição da rede. Integrado ao FRG, a companhia iniciou em agosto deste ano, o uso do Self Healing, capaz de realizar todas as manobras de recomposição da rede após falha sem intervenção do operador, ou seja, totalmente de forma automática. Além de desligar o trecho com defeito, a tecnologia faz a redistribuição de carga automaticamente, normalizando o fornecimento de forma mais rápida.

O COS possui ainda uma tecnologia de despacho automático de incidências para equipes de campo que consiste no uso de inteligência para agilidade no envio e atribuição de equipes para realização dos reparos na rede originados das reclamações de falta de fornecimento. Hoje, cerca de 80% dos serviços da Enel Rio são despachados automaticamente e os outros 20% são feitos por meio dos operadores.

No centro de operações, um vídeo wall de ponta a ponta traz o acompanhamento online de indicadores de qualidade, valores estimados de compensação, tempo médio de atendimento, incidências ativas, recursos disponíveis e níveis de carregamento do sistema. O COS também conta com sistema de previsão climática, que auxilia a tomada de decisão para emissão de estados de pré-alertas para períodos com previsão climática adversa.

Em caso de instabilidade no COS da sede, entra em atuação um Centro de Operação auxiliar na cidade de São Gonçalo, que garante a continuidade do controle e supervisão.