A Copel (PR) informou em comunicado ao mercado nesta quinta-feira, 6 de outubro, que Copel GT comprou por R$ 1,8 bilhão a totalidade dos Complexos Eólicos Santa Rosa & Mundo Novo e Aventura atualmente em poder da EDP Renováveis. Os parques somam 260,4 MW. O Equity Value é de R$ 965 milhões, sujeito a ajustes até o fechamento da transação. O empreendimento possui financiamentos de longo prazo contratados junto ao Banco do Nordeste.
De acordo com o a Copel, os complexos compreendem nove parques eólicos em operação, localizados nos munícipios de Touros e São Tomé no Rio Grande do Norte, o que permite elevado fator de capacidade, que, mesmo com a recertificação da produção de energia pela Copel, com assessoria da Camargo Schubert Engenharia, está avaliado em aproximadamente 61% (P50).
Cerca de 76,5% da energia do empreendimento foi comercializada no ambiente regulado. Aproximadamente 13,7% da energia total gerada está comercializada no ambiente livre, sobrando 9,8% para novos contratos. Até o início do suprimento de energia no ambiente regulado em 2023, em torno de 95% da energia já está comercializada no ambiente livre a preços de mercado.