A Witzler Energia iniciou a operação de sua nova subsidiária que atua no mercado de geração distribuída, a Meva Energia. E a nova organização tem como base de partida o estado de Minas Gerais, na área de concessão da Cemig e já conta com quatro ativos de geração hídrica e uma planta solar que juntas somam 15,1 MW em potência instalada.
No foco da Meva estão contratos junto a pequenos consumidores empresariais e residenciais. A empresa tem sede em Uberlândia e em seu plano de negócios a meta é de crescer de forma gradual. A empresa planeja fechar o primeiro semestre de operações com cerca de 1 mil clientes. O plano inicial prevê a expansão em Minas Gerais e a segunda área geográfica pretendida é o interior do Rio de Janeiro, na área de concessão da Enel.
A empresa possui contratos com 5 ativos de geração. As usinas de fonte hídrica estão na etapa inicial. Já a solar fotovoltaica está prevista para o segundo semestre de 2023. “Com isso, a Meva terá capacidade para atender mais de 20.000 consumidores em baixa tensão”, calcula a empresa.
Em um segundo momento, a Meva pretende avançar para o estado de São Paulo, local de origem da controlador, que fica na cidade de Bauru. Para isso, a Witzler conta que possui mais de 30 MW no pipeline de projetos em usinas fotovoltaicas que visam atender consumidores conectados à CPFL Paulista, Elektro, além da Cemig e outras distribuidoras ao longo dos próximos anos.
O grupo ao qual a Meva pertence conta com a Witzler Energia, gestora para consumidores no mercado livre, e a Exponencial Energia, comercializadora do grupo. Segundo dados fornecidos pela empresa são 1.800 unidades consumidoras atendidas pelo grupo no mercado livre.