Olá, esse é um conteúdo exclusivo destinado aos nossos assinantes
Cadastre-se GRATUITAMENTE ou faça seu LOGIN e tenha acesso:
Até 5 conteúdos
fechados por mês
Ficar por dentro dos cursos e
eventos do CanalEnergia
Receber nossas newsletters e
mantenha-se informado
sobre o setor de energia.
Notícias abertas CanalEnergia
ou
Já sou cadastrado,

A Tecnogera lança comercializadora de energia e pretende comercializar R$ 600 milhões de energia até o final do ano de 2026. De acordo com o fundador e CEO da empresa, Abraham Curi, o projeto começou há dois anos e o próximo passo é aumentar os investimentos nesse sentido para fomentar e divulgar o novo modelo de negócio. “Agora podemos utilizar nossa experiência em geração de energia para comercializar e garantir uma segurança energética mais eficiente”, disse o executivo em conversa com à Agência CanalEnergia.

De acordo com o executivo, os planos da empresa são atender o Brasil inteiro através do crescimento do Mercado Livre e da geração renovável de energia. “Nós fornecemos até aqui segurança energética e percebemos com o crescimento do Mercado Livre a oportunidade de oferecer para os nossos clientes não só a segurança energética, mas também a energia renovável via Mercado Livre. Com isso, realizamos acordos e contratamos um volume de energia no ML com muita competitividade”, ressaltou Curi.

“Investimos nos últimos dois anos mais ou menos 50 megawatts de potência e adicionamos a nossa própria que já possuía 450 megawatts”, ressaltou Curi. O executivo ainda destacou que a empresa deverá crescer 25% em 2022. “Apesar do momento político, estamos muito confiantes com relação ao próximo ano independente de quem for eleito. Acredito que o Brasil deverá caminhar bem e ele tem um futuro próspero para os próximos anos. E em função dos contratos que já fechamos temos uma meta de fornecer até o final de 2026 um volume de mais ou menos 200 megawatts médios”.

Segundo Curi, a segurança energética será garantida por meio da frota própria de geradores. “Iremos garantir ao nosso cliente que ao comprar a nossa energia ela nunca irá acabar. No fundo, nós sempre oferecíamos isso, mas agora iremos oferecer um pacote onde o cliente compra energia no ML e leva também como parte do escopo todas as nossas soluções de segurança energética de tal forma que possamos garantir para ele que essa segurança não acaba”, explicou.

O executivo afirmou à Agência CanalEnergia que foram realizadas pesquisas que mostraram que a Tecnogera é a única comercializadora que tem uma garantia física de fornecimento além das garantias tradicionais e reguladas. “Acabamos desenvolvendo um diferencial físico, onde a energia não acaba. Então se o cliente que compra energia e tiver qualquer tipo de problema ele contará com uma solução previamente estudada para que ele tenha a solução imediata dessa interrupção”, disse.

O CEO da Tecnogera ainda vê uma evolução muito grande no sentido de democratização do setor elétrico com a abertura do ML. “Essa democratização permite à oferta de soluções mais criativas e com isso acreditamos que os nossos clientes poderão escolher e comprar uma energia do sistema com garantia de que ela não acabe e é isso o que eu enxergo para o futuro do setor”, destacou.

Já com relação a atuação da empresa na transição energética, Curi afirmou que desde muito cedo vem reduzindo as emissões através da busca por tecnologias de geração de energia mais eficiente. “O próximo passo da nossa transição energética será atualizar novas tecnologias como armazenamento de energia via bateria. Já temos projetos onde substituímos os geradores de energia por baterias de armazenamento”, declarou.

Segundo o executivo, o objetivo é fomentar a utilização de bateria. “Acredito que nós seremos um facilitador, um acelerador dessa transição. Hoje o grande desafio da utilização da bateria é que ele é muito cara e já criamos um modelo híbrido onde substituímos o gerador por uma quantidade menor de bateria”, finalizou.