A Eletronorte anunciou a seleção de cinco propostas para o desenvolvimento de Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (P&D+I) visando aplicação de energia solar e geração de Hidrogênio Verde na hidrelétrica Balbina, localizada no município de Presidente Figueiredo (AM).
A Chamada Pública do Projeto Missão Estratégica Balbina Green Connection, lançado em junho deste ano em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), recebeu 13 inscrições de nove instituições de Ciência e Tecnologia, incluindo os Institutos Senai de Inovação, além de empresas privadas, totalizando R$ 137 milhões em propostas.
Segundo a companhia, o objetivo da CP é ampliar, diversificar e socializar a energia elétrica produzida na UHE, bem como o desenvolvimento de projetos complementares à geração hídrica da usina, aproveitando a estrutura de transmissão já instalada, assim como para o H2 verde. Outro mote será avaliar e comparar o desempenho da geração de energia a partir de placas solares instaladas na água e em terra.
“A região amazônica possui uma imensa quantidade de energias renováveis e pode ser considerada uma plataforma de crescimento de hidrogênio verde no país”, destacou a superintendente de Gestão de Manutenção do Sistema pela Eletronorte, Lílian Queiroz.
A aplicação de energia fotovoltaica em atividades extrativistas e formas de armazenamento em hidrogênio verde em práticas educacionais escolares e em atividades sustentáveis, são outros objetivos da iniciativa.
De acordo com o Comitê Técnico da Eletronorte, as equipes já se reuniram e iniciaram os trabalhos, a partir da publicação do resultado e após a fase de customização, objetivando a adequação dos projetos ao portfólio idealizado, permitindo assim o melhor arranjo e complementariedade entre os recursos, etapas, equipe e prazos apresentados pelos cinco times de proponentes priorizados.