Um levantamento feito pela Equatorial Piauí apontou que a quantidade de interrupções no fornecimento de energia provocadas por acidentes de carro envolvendo postes de energia dobrou em relação ao ano passado. São 484 ocorrências contabilizadas até o final de setembro.

De acordo com a distribuidora, Teresina lidera o ranking dos municípios com maiores registros, somando 81 ocorrências até o momento, representando 16% dos casos deste ano, seguida de União (15), Luís Correia (14), São Pedro (13) e José de Freitas (13). Existe ainda um grande impacto orçamentário para recompor a rede elétrica. Até o momento, a Equatorial Piauí investiu cerca de R$ 700 mil para recuperar os postes e demais estruturas danificadas.

Além de todo o transtorno causado, afetando inclusive atividades essenciais, existe o risco à vida. A Equatorial Piauí orienta que a população não se aproxime de fios e cabos partidos ou caídos e que não toquem em pessoas ou objetos que estejam em contato com a rede elétrica. Em caso de ocorrências que envolvam a rede elétrica, a recomendação é que entre em contato por meio da Central de atendimento, pelo número 0800 086 0800.

Em casos em que a vítima se encontra dentro do veículo e o cabo cair e permanecer sobre o automóvel, a orientação é acionar também o Corpo de Bombeiros, aguardar dentro do veículo e não tocar na parte metálica. Quando é possível realizar a identificação do condutor ou do proprietário do veículo e com base no Artigo 927 do Código Civil, ele é responsabilizado pelos danos materiais e serviços de reparação.