O Conselho de Administração da Eletronuclear aprovou em reunião nesta quinta-feira, 13 de outubro, a substituição da Diretoria-Executiva da empresa, com a eleição de novos titulares para cinco das seis vagas. O atual presidente do conselho e diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade da ENBPar, Eduardo Grand Court, vai substituir Leonam Guimarães na presidência da estatal.
A previsão é de que a posse da nova diretoria aconteça no próximo dia 24, data em que também está marcada a Assembleia Geral Extraordinária de acionistas que vai aprovar a revisão do estatuto social e eleger novos membros para os conselhos de Administração e Fiscal.
Diretores
Na dança da cadeiras da Eletronuclear, o atual diretor Técnico, Ricardo Luis Pereira dos Santos, foi remanejado para a Diretoria de Operação e Comercialização. Silva, que também acumula a Diretoria de Angra 3, permanecerá como interino até o nomeação de um novo titular para o cargo, o que deve acontecer em breve, segundo a assessoria da estatal.
A Diretoria Técnica terá como titular Sinval Zaidan Gama, ex-diretor de Operação do Operador Nacional do Sistema Elétrico e ex-presidente da Chesf. Para a Diretoria Administrativa foi eleito o almirante Hélio Mourinho Garcia Júnior, subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração do Ministério de Minas e Energia.
Primeiro a ser nomeado, já no processo de reestruturação que antecedeu a privatização da Eletrobras, o diretor Financeiro, Marcello Cabral, foi mantido no cargo.
Os indicados para a Diretoria Executiva foram avaliados nas instâncias de governança da companhia e pela Casa Civil da Presidência da República. Em nota, o MME afirmou que a indicação dos novos diretores tem como objetivo fortalecer a governança da empresa, visando à conclusão de Angra 3.