Um prognóstico apresentado à Comissão de Cheias da Itaipu Binacional, formada por brasileiros e paraguaios, apontou que o nível do Rio Paraná na região de Foz do Iguaçu (PR) registrou redução de dois metros nesta sexta-feira, 14 de outubro, se comparado ao dia anterior, com tendência de queda para os próximos dias. Às 11h46 desta sexta-feira, o nível do Paraná na Ponte da Amizade estava em 111,51 metros. Na última quinta-feira, 13, as águas chegaram ao pico de 113,53 metros, registrado entre as 20h e 21h.

Os modelos hidrodinâmicos da usina de Itaipu preveem o recuo das águas e a saída da chamada “faixa de inundação”, que considera áreas ribeirinhas do rio, a partir do próximo domingo, dia 16. Apesar das chuvas esperadas no Rio Iguaçu, principalmente nas regiões das usinas de Baixo Iguaçu, Salto Osório e Salto Caxias, a vazão deste rio não deve aumentar nos próximos dias, segundo a Divisão de Estudos Hidrológicos e Energéticos de Itaipu.

Para mitigar os danos às comunidades, a Itaipu Binacional tem armazenado água em seu reservatório (acima da usina). Nesta sexta-feira, 14, o nível do lago era de 219,91 metros. Com as previsões de afluência atuais, não há expectativa de abertura das comportas do vertedouro.