Depois de receber a liberação comercial para seis turbinas da central eólica Jandaíra IV, nessa terça-feira, 18 de outubro, a Copel teve aprovada mais cinco unidades geradoras para o complexo, referentes ao segundo parque, somando 17,3 MW em Jandaíra (RN). Agora o complexo já soma mais de 38 MW operacionais. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.
Segundo a estatal paranaense, cerca de 19 aerogeradores seguem operando em teste e a energia gerada está sendo liquidada ao Preço de Liquidação das Diferenças (PLD) no Mercado de Curto Prazo da CCEE, restando apenas uma unidade em fase de montagem. Estes devem entrar em operação comercial de forma escalonada até o final de 2022, mais de dois anos antes do início do prazo para entrega do suprimento contratado.
Pertencente 100% à Copel GeT, o empreendimento é composto de quatro parques eólicos, totalizando 90,1 MW de capacidade instalada, e contando com financiamento do Banco do Nordeste do Brasil (BNB) para aproximadamente 50% do investimento previsto, que é de R$ 411 milhões. Quando as 26 unidades estiverem em operação, somados à recente aquisição dos Complexos Aventura e Sant Rosa & Mundo Novo, a geração eólica passará a representar 17% da capacidade total instalada do grupo paranaense.
9 MW solares liberados para testes
No mesmo despacho do dia, a Aneel deliberou a operação em regime de testes de 6,6 MW entre quatro módulos da planta fotovoltaica Luzia 2, de posse da Neoenergia no sertão paraibano. Também autorizou seis unidades da UFV Dual PP, totalizando 2,3 MW no município de Campo Novo do Parecis (MT) e outorgado à Dual Duarte Albuquerque Comércio e Industria Ltda.