A superintendência de fiscalização dos serviços de geração da Aneel suspendeu, de forma retroativa a partir 20 de junho de 2022, a operação comercial das unidades geradoras nº 3, 5, 6, 8 e 9 da central eólica Umburana de Cheiro, totalizando 17,3 MW localizados no município de Sento Sé (BA) e outorgada à Umburana de Cheiro Energética, uma subsidiária da Brennand Energia.
A empresa havia pedido em setembro desse ano a suspensão dos aerogeradores, em função da indisponibilidade prolongada em virtude de “quebras frequentes dos moto-redutores de direcionamento das naceles, nos períodos em que o vento supera a velocidade de 8,5 m/s”, ocorridas ao longo de 2021 e 2022. No total o parque possui nove turbinas, somando 31,2 MW.
O agente também informou que está no aguardo da licença ambiental para iniciar o reperfilamento do terreno, sendo essa a primeira opção encontrada nos estudos realizados para tratar o fenômeno da turbulência e sanar da questão, contudo sem possibilidade ainda de definir ou indicar um cronograma.