O Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJGO) firmou um contrato com a Companhia Celg de Participações (CelgPar) para os serviços de assessoramento, operação e manutenção da primeira usina fotovoltaica da instituição. O empreendimento terá 5 MW e capacidade para gerar o equivalente a 800.000 kWh de energia por mês, gerando uma economia aproximada de R$ 3 milhões por ano. Além disso, a empresa ficará responsável também pela gestão das contas de luz da unidade consumidora.
A ação representa a segunda fase do projeto para a autossuficiência energética do TJGO, que já realizou a instalação de painéis FV em 19 unidades judiciárias da capital e do interior do estado. As maiores UFVs foram instaladas no Complexo do TJGO, no Fórum Cível e no Fórum Criminal.
No interior, as obras contemplaram os fóruns das comarcas de Goiatuba, Corumbá, Piracanjuba, Nazário, Santa Helena de Goiás, Senador Canedo, Formosa, Catalão, Goiás, Mossâmedes, São Domingos, Buriti Alegre, Varjão, Firminópolis, Itajá e Piranhas. Por meio da contratação foi possível instalar 3.302 placas com capacidade para gerar 140.000 kWh por mês, numa econômica média de quase R$ 480 mil por ano.