A Cemig já está utilizando o Sistema Aberto de Gerenciamento de Energia (SAGE) para supervisão e controle oficial de seus ativos de geração e transmissão. No fim de setembro, foi finalizado o processo de modernização do sistema digital do Centro de Operações do Sistema (COS) da companhia, com a implantação do software desenvolvido pelo Cepel.
O processo, iniciado por um acordo em 2020, foi divido em duas fases. A primeira foi finalizada em novembro de 2021, e agora aconteceu a efetiva entrega do programa, depois de mais de dois anos de trabalho. Os novos recursos já permitem maior competitividade e eficiência para a empresa, como na operação remota dos aerogeradores dos Parques Eólicos Volta do Rio e Praias de Parajuru, e das UHEs Queimado, Três Marias, Emborcação e da SE Neves.
Funcionalidades
A primeira etapa do projeto consistiu na instalação do sistema SCADA (Supervisory Control and Data Acquisition System) e na parte de EMS (Energy Management Systems), na implantação do Configurador de Rede. Trata-se de um sistema principal e um redundante, ambos virtualizados, sendo o redundante em uma plataforma em nuvem.
Na segunda fase foram disponibilizados os demais aplicativos EMS, Estimador de Estados, Análise de Contingências e Fluxo de Potência do Operador, além do simulador de treinamento de operadores, o TOPSIM, também desenvolvido pelo Centro.
Alguns recursos precisaram de desenvolvimento por parte da equipe do Departamento de Automação de Sistemas (DAS) para atender a necessidades específicas da estatal mineira. Entre os exemplos, o CAT (Controle Automático de Tensão), Monitor de Contingências, Monitor de Geração e o SAPRI (Sistema Automático de Preparação de Instalações), uma ferramenta que auxilia na recomposição do sistema elétrico após uma perturbação.
Concluída a implantação, o projeto está em regime de suporte e manutenção, contratado até o fim de 2023. Novas oportunidades de cooperação também estão sendo identificadas pelas equipes técnicas das duas partes, já que o acordo possui como premissa a permanente inovação, com a aplicação do estado da arte nas tecnologias de automação, digitalização e aplicações de inteligência artificial para pleno apoio à missão crítica de operação em tempo real de uma grande empresa.
Presente em mais de 1.500 instalações em todo o Brasil, o SAGE é utilizado há mais de 20 anos pelas empresas do Sistema Elétrico Brasileiro, como o ONS, Isa Cteep, grupo Neoenergia, Enel, Chesf, Furnas, CGT Eletrosul e Eletronorte. O programa possui arquitetura modular e flexível, capaz de suportar os avanços do sistema elétrico, cada vez menos previsível.