A Atlas Renewable Energy obteve o parecer da Aneel e já pode iniciar a operação comercial de 32 unidades geradoras da central fotovoltaica Lar do Sol 2, totalizando 49,5 MW em Pirapora (MG). A empresa também foi autorizada a começar os testes na UFV Lar do Sol 8, que reúne também 49,5 MW na mesma localidade.
O regulador também deliberou as operações comerciais de dois aerogeradores da Auren Energia no município de Betânia do Piauí (PI), referente a 8,8 MW do parque Ventos de São Ciro, e de uma turbina de 3,5 MW da EOL Baraúnas XV, de posse da Brennand Energia em Sento Sé (BA).
Testes em 109 MW solares e 95 MW eólicos
Já na modalidade de testes, a Agência deu provimento para duas usinas solares da Vale: AC VII e VII, com 16 módulos totalizando 79 MW entre os dois empreendimentos, localizados em Jaíba (MG). A fonte também teve outras duas aprovações: de 23,4 MW da Voltalia no primeiro parque do cluster em Serra do Mel (RN), e de quatro módulos da Neoenergia da UFV Santa Luzia 2, somando 6,5 MW em Santa Luzia (PB).
Nos projetos eólicos, destaque para 79,8 MW da EDP Renováveis nas cidades de Lajes (RN) e Caiçara do Rio do Vento (RN), pelos parques Boqueirão I e II. Completam a lista 11 MW da EOL Oitis 21, da Neoenergia no município de Casa Nova (BA), além de uma turbina de 4,5 MW da Casa dos Ventos em Várzea Nova (BA), na EOL Ventos de São Januário 15.