A Enel Green Power Brasil iniciou a ampliação de 399 MW no complexo Lagoa dos Ventos, que possui atualmente 1 GW de capacidade instalada no município de Dom Inocêncio (PI). A empresa anunciou que está investindo cerca de R$ 2,5 bilhões na construção de Lagoa dos Ventos V, que terá 70 aerogeradores capazes de produzir aproximadamente 1.670 GW por ano.
A primeira ampliação do complexo, iniciada em 2020, já está parcialmente em operação e a expectativa é de que esteja 100% concluída até o fim do ano. Quando estiver totalmente pronto, o empreendimento contará com uma potência superior a 1,5 GW entre 372 turbinas.
Dada a escala do projeto, a EGP relatou a execução do desenho de um layout inovador da planta e baseado numa avaliação em alta resolução dos recursos eólicos para otimizar o ativo. Para isso uma série de ferramentas e métodos estão sendo utilizados nas obras, como drones para levantamento topográfico, rastreamento inteligente de componentes de turbinas e plataformas digitais e soluções de software para monitorar e apoiar remotamente as atividades nos canteiros, além de programas para projeção e acompanhamento dos trabalhos em 3D, 4D e 5D.
As soluções possibilitam uma coleta de dados mais rápida, precisa e confiável, aumentando a qualidade da construção e facilitando a comunicação entre os times dentro e fora da obra. A empresa afirmou estar utilizando sensores de proximidade em máquinas para aumentar ainda mais a segurança dos trabalhadores, implementando também ações de economia de água e reaproveitamento da chuva, além de medidas de eficiência na iluminação.