A Enel Distribuição São Paulo registrou lucro de R$ 277,5 milhões no terceiro trimestre de 2022, uma queda de R$ 76,1 milhões em relação ao 3T21, explicada principalmente por uma maior despesa financeira no período. No acumulado do ano, a Companhia registrou lucro de R$ 869,7 milhões, o que representa uma redução de R$ 169,3 milhões em relação ao mesmo período em 2021.

Já a receita operacional líquida da companhia totalizou R$ 4,8 bilhões no 3T22, perdas de 23,1% comparado ao 3T21. Excluindo o efeito da receita de construção, a receita operacional líquida da Enel São Paulo, no 3T22, alcançou o montante de R$ 4,2 bilhões, uma redução de R$ 1,6 bilhão em relação ao 3T21, cujo montante foi de R$ 5,9 bilhões. No acumulado do ano, a receita operacional líquida da companhia apresentou uma variação negativa de 8,3%, ou R$ 1,2 bilhão, em relação ao mesmo período no ano anterior, totalizando R$ 13,7 bilhões.

Com isso, a Enel São Paulo registrou um EBITDA de R$ 959,6 milhões no 3T22, uma alta de R$ 69,3 milhões em relação ao 3T21. De acordo com a companhia, o volume se deu em decorrência principalmente do menor nível de custos e despesas não gerenciáveis, em virtude da melhora do cenário hidrológico do país, o que mais que compensou a redução da receita líquida no período. No acumulado do ano, a companhia atingiu o montante de R$ 2,8 bilhões.

Por outro lado, o resultado financeiro da companhia encerrou o 3T22 com uma despesa de R$ 392,5 milhões, um aumento de R$ 208,8 milhões em comparação ao mesmo período do ano anterior. Já a dívida bruta da Enel São Paulo encerrou o 3T22 em R$ 7,926 bilhões, um aumento de R$ 1,723 bilhão em relação ao 3T21.

Vale destacar que a Enel São Paulo encerrou o 3T22 com um aumento de 3,1% no número de unidades consumidoras faturadas em relação ao 3T21. Segundo a empresa, observa-se, no período, crescimento maior no mercado livre com destaque para a classe comercial e industrial, com aumento de 18,9% e 10,6%, respectivamente, reflexo do aquecimento do setor comercial e da migração de clientes do mercado cativo para o mercado livre no caso dos clientes industriais.

O mercado cativo totalizou 7.019 GWh no 3T22, praticamente em linha com o volume registrado no 3T21 (7.089 GWh). Já o mercado faturado dos clientes livres totalizou um volume de 3.128 GWh no 3T22, um aumento de 4,7% quando comparado ao 3T21.

Para finalizar, a Enel São Paulo investiu R$ 478,5 milhões no 3T22, ganhos de 15,0% em relação ao registrado no 3T21, alocados, em atividades de manutenção, que visam à melhoria da confiabilidade operacional e redução das ocorrências, crescimento, com reformas de rede para adequar a infraestrutura para maior carga e expansão do sistema e novas conexões. No acumulado do ano, a Companhia investiu R$ 1,3 bilhão, montante 25,4% superior ao investido no mesmo período do ano anterior.