A Renova Energia obteve o parecer positivo da Aneel e já pode iniciar a operação comercial de cinco aerogeradores da central Amescla, somando 13,5 MW em Igaporã (BA). A empresa em recuperação judicial também conseguiu a aprovação para testes de seis aerogeradores do complexo Alto Sertão III, somando 18 MW em Urandi (BA).

A Agência também deu provimento para a Enel Green Power, deliberando a operação comercial de uma unidade geradora de 5,5 MW de potência do parque Ventos de São Roque 01, localizado no município de Dom Inocêncio (PI).

Já para testes o órgão regulador autorizou quase 79 MW de capacidade instalada da Vale em Jaíba (MG), referente às usinas fotovoltaicas AC V e VI, cada uma com oito módulos de geração. Nos mesmos moldes a PCH Rio Claro recebeu o aval para duas turbinas, somando 28 MW em São José do Rio Claro (MT)

Por fim a Aneel também aprovou testes em seis módulos da UFV Pedranópolis 2, somando 20 MW da Powertis em Pedranópolis (SP); em dois aerogeradores das EOLs Ventos de São Roque 17 e 18, com 11 MW na cidade de Dom Inocêncio (PI); além da central eólica do Horizonte, com seis unidades somando 3,6 MW no município de Água Doce (SC).