A Frente Nacional dos Consumidores de Energia vê com preocupação a decisão da Câmara dos Deputados em votar com urgência o PDL 365/22, que susta a decisão da Aneel sobre o sinal locacional de transmissão. Em nota divulgada nesta terça-feira, 1º de novembro, a análise é que projeto traz um custo adicional para todos os brasileiros. O aumento na conta de luz, segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica, poderia chegar a 2,4% na Região Nordeste e a quase 1% na Região Norte. Para a Frente, o movimento do Congresso não se justifica, justamente no momento de crise econômica em que os brasileiros estão sofrendo para pagar suas contas.
A Frente reiterou a convicção sobre os malefícios do PDL para os consumidores de energia, pedindo aos parlamentares que voltem os olhos para o alto custo que a medida trará para a sociedade brasileira.
A Frente diz anda que é um assunto complexo, que foi debatido pela Aneel com a sociedade por meio de diversas consultas públicas ao longo de dois anos. De acordo com Luiz Eduardo Barata, presidente da Frente, em um primeiro olhar, o valor pode não ser relevante, mas a cada novo custo incluído nos projetos em tramitação no Congresso, estaremos com uma das contas de luz mais caras do planeta.