Comemorando 25 anos de Brasil, a Engie lançou um livro para contar a sua história. Dividido em sete capítulos, o livro “ENGIE, 25 anos de história no Brasil” relembra momentos marcantes do início da atuação da companhia no país.

Como alguns eventos que antecederam a criação da empresa remontam há mais de trinta anos, a linha mestra de tempo é baseada na criação do que hoje é a Engie no Brasil, tendo como referência a abertura no Rio de Janeiro do escritório corporativo da Tractebel Electricity and Gas International, empresa de sede e administração na Bélgica.

A história da empresa começa com quatro funcionários em um escritório no Rio de Janeiro, em 1997. Daí o livro conta todo o caminho até chegar no Grupo que atualmente tem três mil colaboradores em todo o país. Os principais investimentos, aquisições, mudanças administrativas, a diversificação de negócios, além da visão de futuro e o propósito por um mundo neutro em carbono estão presentes nas mais de 300 páginas do livro, com fotos, documentos e entrevistas.

“Nós nunca imaginamos que ao fundar nossa empresa em uma salinha na Rua do Ouvidor, no Centro do Rio, estaríamos aqui, hoje, celebrando 25 anos de presença no Brasil. Não imaginávamos que conseguiríamos atingir mais de 10 mil megawatts de capacidade instalada, que traríamos soluções de energia eficientes e até transportar gás. Isso é fruto de um trabalho coletivo. A ENGIE é uma família fantástica, que evolui e traz desenvolvimento para o Brasil. Celebrar isso aqui hoje com vocês está sendo um momento espetacular”, disse o CEO da empresa, Maurício Bähr.

Vale lembrar que o primeiro negócio da empresa foi a concessão de Cana Brava, uma hidrelétrica de 450 MW que representou, na época, um investimento de US$ 500 milhões. “Depois de alguns meses, algumas mudanças e certa dose de coragem, nos permitimos sonhar mais alto. E deu certo. Desde o início, a ENGIE buscou consolidar um espírito de equipe com a promoção e o desenvolvimento de talentos internos e prosperar orientada pelo crescimento profissional e pessoal de seus colaboradores”, relembrou Bähr.

Maurício Bähr também destacou que a Engie passou por momentos importantes no Brasil e nunca deixou de acreditar na potência do país. “Tudo isso nos faz crer que estamos preparados para continuar crescendo em tamanho, novas atividades e tecnologias”, conclui.