A Neoenergia aposta na internet das coisas (IoT – do inglês internet of things) nos projetos de medição para comunicação de dados com os medidores inteligentes. Além disso, a companhia investiu em uma plataforma de gestão para gerir a comunicação desses dispositivos.
O Cat-M1 permite coletar informações mais detalhadas sobre o consumo de energia e os níveis de qualidade entregues a cada unidade consumidora, além de subsidiar os clientes com informações relevantes para a gestão do uso da energia, como por exemplo, acompanhar o próprio consumo em tempo real.
Segundo a companhia, essa tecnologia celular é usada para conectar milhões de dispositivos de menor valor agregado com redes de melhor cobertura e menor custo de conexão. Ou seja, permite agregar um elevado número de dispositivos conectados simultaneamente, sem interferências, em uma ampla área de cobertura e com custos acessíveis. Por ser uma faixa de frequência licenciada, o Cat-M1 adiciona uma camada extra de segurança para o negócio.
Além dos ganhos para o consumidor, a medição inteligente tem papel importante na eficiência da rede e combate a perdas. “Conseguimos chegar em nossa última milha de comunicação até o consumidor final e consequentemente melhorar o monitoramento e gestão de toda nossa rede de distribuição. Por exemplo, podemos identificar instantaneamente uma falta de energia, monitorar o fluxo de carga consumida e gerada por sistemas de microgeração, melhorar a qualidade de energia, identificar possíveis furtos de energia elétrica e inclusive disponibilizar mais informações para nossos os clientes”, explicou o superintendente de smart grids da Neoenergia, Ricardo Leite.
O projeto contempla todas as empresas da Neoenergia, tendo o cronograma com duas etapas distintas: a primeira delas contemplou a instalação física dos medidores em 2021 e na segunda fazer foram instalados módulos de comunicação Cat-M1 em 2022. O projeto já agrega 1.600 medidores inteligentes conectados e está prevista a instalação de 4.500 novos equipamentos para os próximos anos. No total foram investidos R$ 6 milhões ao longo dos anos de 2021 e 2022.
Além disso, a Neoenergia também implantou uma nova plataforma de gestão de IoT / M2M (Comunicação Máquina a Máquina), com o objetivo de melhorar a gestão dos serviços de comunicação por celular para dispositivos de smart grids. Antes, não era possível fazer uma gestão em tempo real da conectividade e do consumo de dados dos simcards das operadoras de telecomunicações. As informações só eram conhecidas com a avaliação das faturas das operadoras.
Trata-se de um software que realiza a medição em tempo real da conectividade de mais de 70 mil simcards, avaliando o consumo o identificando irregularidades na conexão de dados dos dispositivos. Com isso, é possível garantir que o consumo de dados se mantenha dentro dos pacotes contratados, gerando eficiência nas despesas de comunicação. Diariamente, são trafegados mais de 20Gb de dados dos dispositivos de campo.