A Agência Nacional de Energia Elétrica homologou o resultado do leilão de energia nova A-4 para as três últimas empresas vencedoras do certame. A decisão confirma a habilitação da Cooperativa de Geração de Energia e Desenvolvimento – Coprel, da Ipiranga Bioenergia Mococa II SA e da Linha Onze Oeste Energia Ltda.
O leilão foi promovido em 27 de maio desse ano e resultou na negociação de contratos de energia de 29 empreendimentos de geração, com investimento total previsto de R$ 7 bilhões. Foram contratadas 14 pequenas centrais hidrelétricas, quatro centrais geradoras hidrelétricas, quatro projetos eólicos, cinco fotovoltaicos e duas térmicas a biomassa.
A energia transacionada teve preço médio de R$ 258,16/MWh e deságio médio de 9,36% em relação aos preços de referência do certame. A entrega da energia será feita a partir de janeiro de 2026.
A diretoria da Aneel já tinha ratificado o resultado de 26 projetos vencedores. Os que ficaram por último tiveram que resolver problemas de documentação para garantir a habilitação definitiva.