A Genyx, em parceria com a Smartben, anuncia a criação da WeGen, uma joint venture que nasce para facilitar a contratação para quem não pode instalar painéis fotovoltaicos por razões técnicas.

A plataforma vai ajudar pequenos geradores, intermediados pelos integradores, a oferecer energia solar limpa para a população, a um preço acessível. A WeGen é indicada para aqueles consumidores que não conseguem instalar painéis solares em suas casas ou empresas por questões técnicas, como pouca incidência de luz, ou telhados muito pequenos ou até mesmo a ausência dos mesmos (apartamento). Essa energia será distribuída pelo sistema elétrico tradicional.

A WeGen utilizará a energia excedente gerada pelo sistema para oferecê-la aos pequenos consumidores. Essa contratação é feita através dos integradores, que farão uma análise sobre capacidade e consumo do sistema como um todo, a fim de evitar desperdícios. “Como nossas tarifas são menores, consequentemente a fatura de energia diminui. A energia solar, além de sustentável, é muito econômica”, disse o CEO da Genyx, Lucas Freitas. “Nossa energia é gerada por uma cooperativa de pequenos produtores, com baixo impacto na natureza. Qualquer morador em Minas Gerais pode economizar na sua conta de luz e participar da revolução energética, que é um futuro que já começou”, explica.

A projeção é que a economia para o consumidor final seja equivalente a até três contas de luz por ano, sem tarifas extras ou bandeiras vermelhas. Todo mês, junto à fatura, o cliente recebe também um relatório detalhado de economia. Assim, consegue acompanhar o consumo.

Vale destaca que qualquer integrador de MG pode ser parceiro WeGen. A plataforma traz novas oportunidades de negócio, além de buscar formas de se diferenciar de seus concorrentes com uma solução a mais para a rede de integradores do ecossistema GENYX. Dentro desta proposta, os integradores parceiros da WeGen receberão de forma recorrente, 2% do valor pago pelos clientes. Os valores podem ser monitorados diretamente pelo aplicativo da plataforma.

De acordo com a sócia da Smartben, Paula Cançado, a parceria com a Genyx vem para fortalecer ainda mais a proposta da empresa. “Com um modelo de negócios fortemente focado em micro e pequenas empresas, nossa plataforma cuida de todos os trâmites burocráticos e administrativos junto às concessionárias de energia”, ressaltou. “Agora, podemos oferecer esta solução para ainda mais pessoas, a fim de democratizar o acesso à energia limpa”.