A ISA Cteep e a Taesa acabam de iniciar a operação comercial da Interligação Elétrica Ivaí, no Paraná. O empreendimento obteve o Termo de Liberação Parcial do Operador Nacional do Sistema Elétrico para as instalações do corredor de 525 kV, que conecta as subestações de Foz do Iguaçu, Guaíra, Sarandi e Londrina, correspondendo a 511 km de linhas de transmissão em circuito duplo.
A fase concluída contempla o fortalecimento do abastecimento de energia nas regiões norte e noroeste do Paraná. Além disso, a energização da etapa contribui com o escoamento de energia para a Região Sudeste, produzida pela usina de Itaipu. A energização de Ivaí contribui também com o escoamento da energia para o Mato Grosso do Sul e a região oeste do Paraná.
Em sua totalidade, o que inclui o trecho já entregue e circuitos de 230 kV que serão energizados nas próximas semanas, o projeto contou com a construção de 593 km de linhas de transmissão e três subestações – Guaíra, Paranavaí Norte e Sarandi, sendo esta última com conceito digital. Também foi realizada a expansão da capacidade das subestações já existentes de Londrina e Foz do Iguaçu. A IE Ivaí fará a interligação de 41 municípios do estado e acrescentará mais de 2.600 MVA de potência à região, o suficiente para abastecer um milhão de residências.
De acordo com Dayron Urrego, diretor executivo de projetos da ISA Cteep, a IE representa um projeto que contribui para a ampliação de uma matriz energética mais limpa e está em linha com o propósito de geração de valor sustentável. Segundo Luís Alessandro Alves, diretor de Implantação da Taesa, somado aos projetos de Aimorés e Paraguaçu, Ivaí é o terceiro empreendimento com a parceria da ISA Cteep, garantindo ao SIN uma interconexão cada vez mais segura.
Durante a obra, foram instaladas 1.239 torres de transmissão, lançados cerca de 13.000 km de cabos e gerados 3 mil empregos diretos, com expressiva mão de obra local. Será doada ainda uma área totalmente reflorestada de quase 180 hectares, com mais de 144 mil mudas de espécies nativas, localizada na cidade de Tapejara (PR). O projeto também trará melhorias na infraestrutura para as comunidades indígenas Ocoí e Tekoha Guassu Guavirá, como o incremento no sistema de abastecimento de água nos municípios de Guaíra e Terra Roxa (PR).
A Interligação Elétrica Ivaí, arrematada no Lote 01 do leilão de transmissão realizado em 2016, foi construída pela Aliança Interligação Elétrica, parceria entre as transmissoras em que cada uma tem 50% de participação. O investimento até o momento foi de cerca de R$ 2 bilhões e, quando concluído, proporcionará o recebimento de R$ 361,6 milhões líquido de PIS/COFINS de Receita Anual Permitida. O trecho já energizado corresponde a aproximadamente 80% do total da RAP e, nas próximas semanas, o projeto será totalmente finalizado e as companhias receberão 100% da receita.