A Agência Nacional de Energia Elétrica liberou 10 empreendimentos a operarem comercialmente ou em teste unidades geradoras a partir desta quinta-feira, 10 de novembro, totalizando pouco mais de 143 MW de capacidade instalada. O destaque fica com as usinas fotovoltaicas Pedranópolis 1 e 3, que colocam em operação comercial 18 unidades geradoras somando cerca de 60 MW. Os parques solares ficam em Pedranópolis (SP).
A Ômega, por sua vez, passa a operar comercialmente cinco aerogeradores do parque Assuruá 4 I, totalizando 22,5 MW. O parque eólico fica entre os municípios de Gentio do Ouro e Xique-Xique (BA).
A Energética Cambuí coloca em operação em teste a UG1, com 20 MW, da térmica Cambuí, localizada em Santa Helena de Goiás (GO). Já a PCH Foz do Cedro testa a turbina 2, com 12 MW de potência. A usina fica localizada entre os municípios de Lucas do Rio Verde e Sorriso (MT).
O parque eólico Jandaíra III testa cinco unidades geradoras somando 17,32 MW de capacidade. A usina fica em Jandaíra (RN). O parque eólico Oitis 21 vai testar a UG4, com 5,5 MW, localizada no município de Casa Nova (BA). A Eólica Ventos de São Ciro teste o aerogerador 5, com 4,4 MW em Betânia do Piauí (PI).
Por fim, as empresas Energy Assets do Brasil e Soenergy vão operar em teste duas unidades geradores (3 e 4) da térmica Gurupá-CEPA. As unidades somam 880 kW e estão localizadas no município de Gurupá (PA). Além dessa usina, as empresas poderão testar a UG9, com 440 kW, da UTE Prainha-CEPA, que fica em Prainha (PA).