O programa de demissão voluntária que a Eletrobras iniciou esse mês teve em apenas nove dias 1.223 inscritos. O prazo vai até o dia 18 deste mês e a previsão é de que o impacto seja de R$ 1,1 bilhão. Contudo a estimativa da empresa é de que o retorno dessa medida seja de apenas 11 meses.
O CEO Wilson Ferreira Júnior lembrou durante teleconferência com analistas e investidores sobre os resultados da empresa no terceiro trimestre que os desligamentos ocorrerão a partir de dezembro e vão até abril de 2023.
“Esse PDV abre uma possibilidade de redução importante, os empregados com mais tempo são os que tem maiores remunerações e por isso o payback será curto de pouco mais de 11 meses e a redução de R$ 1,1 bi em despesas caso todos entrem”, revelou ele.
Uma outra questão que se abre na empresa com essa perspectiva é de maior diversidade etária. O executivo lembrou que a idade média na Eletrobras está na faixa de 36 anos e que desde 2011 a companhia não contrata, como era estatal, via concurso. Com a demissão a companhia pode ter maior interação entre os profissionais com conhecimento e preparar novas pessoas para o futuro.