Nesta quarta-feira, 16 de novembro, o vice-presidente eleito Geraldo Alckmin divulgou os novos integrantes dos grupos técnicos de trabalho do gabinete de transição do governo de Jair Bolsonaro para o de Luiz Inácio Lula da Silva.

O GT de Minas e Energia será composto por: Anderson Adauto, David Barcelar, Fernando Ferro, Giles Azevedo, Guto Quintela, Ícaro Chaves, Jean Paul Prates, Magda Chambriard, Mauricio Tomasquin, Nelson Hubner, Robson Sebastião Formica e William Nozak.

Alckmin fez uma breve apresentação sobre os escolhidos. Anderson Adauto foi ex-ministro dos Transportes de 2003 a 2004, durante o primeiro mandato de Lula como presidente. Também foi prefeito de Uberaba e deputado estadual em Minas Gerais.

Já David Barcelar é graduado em administração e coordenador geral da FUP (Frente Única dos Petroleiros) e Fernando Ferro, engenheiro especializado em sistemas elétricos e ex-deputado federal por Pernambuco.

Giles Azevedo é geólogo e ex-chefe de gabinete do MME e Guto Quintela é agrônomo e empresário e do conselho diretor do centro de empreendedorismo da Amazônia. Ícaro Chaves é engenheiro eletricista e diretor da associação de engenheiros e técnicos do sistema Eletrobras.

Entre os escolhidos, Jean Paul Prates é advogado e economista, senador pelo estados do Rio Grande do e presidente do sindicato das empresas do setor de energia do RN. Magda Chambriard, mestre em engenharia, coordenadora de pesquisa da FGV e já foi diretora da Agência Nacional do Petróleo.

Já Mauricio Tomasquin é engenheiro e professor titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro, foi secretário-executivo e ministro interino do MME e presidente da Empresa de Pesquisa Energética. Nelson Hubner, engenheiro, também foi ministro interino de MME e diretor geral da Aneel.

Robson Sebastião Formica, especialista em energia e integra a coordenação nacional dos movimentos doa tingidos por barragens (MAB). Para finalizar, William Nozak professor de economia em São Paulo e diretor do instituto de estudos estratégicos de petróleo, gás e biocombustíveis (INEP).