O Grupo do Banco Mundial anunciou a criação da Hydrogen for Development Partnership (H4D). O anúncio ocorreu no chamado dia da Energia da COP-27, realizada no Egito, e representa uma nova iniciativa global para impulsionar a implantação de hidrogênio de baixo carbono em países em desenvolvimento.
De acordo com o comunicado enviado à imprensa, a ideia é de colocar o H4D para ajudar a catalisar financiamento significativo para investimentos em hidrogênio nos próximos anos, tanto de fontes públicas quanto privadas. A parceria pretende promover o desenvolvimento de capacidade e soluções regulatórias, modelos de negócios e tecnologias para a implantação do insumo de baixo carbono nos países em desenvolvimento.
Dentre as atividades da parceria H4D, a serem hospedadas no Programa de Assistência à Gestão do Setor de Energia (ESMAP) do Banco Mundial, estão a convocação e cooperação internacional para aumentar a base de conhecimento para países em desenvolvimento; desenvolvimento de capacidades seguindo uma abordagem de bens públicos globais; compreensão dos requisitos dos mercados emergentes e do setor privado para a implantação de hidrogênio de baixo carbono e seus derivados; criação de oportunidades para informar a inovação e para novas tecnologias ganharem visibilidade.