A adoção de veículos classificados como de emissão zero acelerou no ano passado em quase todos os mercados e segmentos. Um levantamento feito pela BloombergNEF (BNEF), o ZEV Factbook (disponível para download, em inglês) concluiu que o impulso global em direção ao transporte rodoviário nessa categoria continua crescendo. As vendas de veículos elétricos de passageiros seguem a caminho de mais de 10 milhões de unidades, acima dos 6,6 milhões em 2021, se esses números se confirmarem, representará um crescimento de 51,5%.
De acordo com o relatório, mais de 13% das vendas de carros novos globalmente no primeiro semestre de 2022 foi elétrico, subindo de 8,7% em todo o ano de 2021. A capacidade de fabricação de baterias de íons de lítio também aumentou 38% desde 2021 e os gastos gerais com transporte rodoviário limpo em todo o mundo devem ultrapassar US$ 450 bilhões este ano.
A BNEF aponta que a adoção de veículos de emissão zero já reduziu o consumo de petróleo e as emissões de dióxido de carbono. E ainda espera que veículos elétricos de todos os tipos – incluindo carros, ônibus, motocicletas, scooters, vans e caminhões – evitem o uso de quase 1,7 milhão de barris de petróleo por dia em 2022, contra 1,5 milhão de barris por dia em 2021. A maior contribuição vindo da grande frota de veículos elétricos de duas e três rodas na Ásia.
Mas o relatório alerta para o fato de que o progresso em novos compromissos com ZEVs (veículos de emissão zero, na sigla em inglês) de montadoras e governos diminuiu no ano passado. As metas nacionais de ZEV e as metas de eliminação do motor de combustão interna (ICE) cobrem quase 41% do mercado global de veículos de passageiros até 2035, semelhante a um ano atrás. As montadoras com metas de eliminação do ICE em 2035 respondem por 23% do mercado, um ligeiro aumento em relação aos 19% do ano anterior. Isso aumenta para 30% se as metas das montadoras para 2040 forem incluídas.
O relatório conclui que os governos nacionais, regionais e locais devem continuar a aumentar a ambição e implementar políticas estáveis e de longo prazo que induzam o crescimento do transporte de emissão zero e gerenciem a eliminação progressiva de veículos poluentes.