A Elera Renováveis lançou seu primeiro Centro de Operações Integrado. O sistema unifica três frentes de atuação da empresa que são: Monitoramento de Ativos, Controle de Segurança e Operação e Gestão de Sistemas. O objetivo é trazer sinergia para a operação no dia a dia com profissionais dedicados e especializado em cada área, além de auxiliar as defesas civis e autoridades municipais na antecipação de incidentes.

A centralização da operação tem como objetivo desenvolver estratégias para buscar a melhor eficiência dos ativos, deixando o time de campo focado nas rotinas de manutenção. Além disso, a operação centralizada facilita a comunicação operacional com agentes do setor como o Operador Nacional do Sistema Elétrico. Além disso, é possível obter informação nos períodos chuvosos, auxiliando defesas civis e autoridades municipais na antecipação de crises.

O time do Centro de Operação e Gestão de Sistemas tem todas as informações dos ativos e pode verificar a geração de cada planta em tempo real. O COGS utiliza, como principal ferramenta o sistema SCADA, uma sigla em inglês que significa Supervisão e Aquisição de Dados. Através deste software, é possível realizar a operação centralizada dos ativos de forma remota sem qualquer risco e tornando a geração mais eficiente.

Já o Centro de Controle de Segurança tem a função de centralizar os processos, pessoas e tecnologia para que, de forma contínua, possa monitorar e aprimorar a prevenção, detecção e análises da operação e antecipando as respostas a incidentes promovendo o bem-estar dos colaboradores e a proteção dos ativos. Além de sistemas de monitoramento, existem sistemas de alarme que podem acionar os órgãos de segurança pública e empresas de segurança privada em casos de necessidades.

O Centro de Monitoramento de Ativos permite identificar falhas de forma antecipada através de sistemas inteligentes com auxílio de Inteligência Artificial e machine learning, melhorando a performance e aumentando a eficiência operacional. Assim, as ações são antecipadas sem interferir na geração. O CMA utiliza as tecnologias Predict, PI System, câmeras térmicas, sensores de vibração, sensores magnéticos e códigos de programação em Python desenvolvido pelo próprio time da Elera. Os profissionais também utilizarão a tecnologia dos óculos 3D para manutenção e operação das manutenções à distância.