A Neoenergia Cosern informou que triplicou o número de equipamentos telecomandados instalados na rede elétrica em todo o Rio Grande do Norte entre 2016 e 2022. Os números saltaram de 480, há seis anos, para cerca de 1.700, atualmente. Desse total, mais de 600 já operam com uma tecnologia batizada de “Self Healing” (autorrecomposição, em inglês) que permite o restabelecimento automático do fornecimento de energia assim que são identificados os defeitos, sem necessidade de interferência humana.

De acordo com Osvaldo Tavares, superintendente de Serviços Técnicos da Neoenergia Cosern, o crescimento da instalação dos equipamentos telecomandados e o emprego cada vez maior de novas tecnologias integram a estratégia da distribuidora de adequação da rede elétrica do estado ao conceito de smart grids.

“De maneira geral o tempo de restabelecimento do fornecimento de energia fica bem reduzido nas ocorrências onde há atuação de equipamentos telecomandados. Quando o cliente percebe a falta de energia e volta rapidamente, normalmente é porque essa tecnologia atuou”, complementa Tavares.

A aposta da Neoenergia Cosern em redes inteligentes, aliada a outras estratégias, tem feito com que os potiguares tenham energia elétrica disponível, em média, durante 99,92% de todas as 8.760 horas de um ano. Em março a concessionária foi reconhecida pela Aneel como a distribuidora com mais de 400 mil clientes com melhor desempenho de fornecimento no país.