A primeira Parceria Público-Privada (PPP) de Itatiba (SP) vai renovar 16 mil lâmpadas da cidade com a tecnologia LED, gerando mais iluminação, economia com energia e redução nas emissões de dióxido de carbono (CO2). De acordo com o contrato, o Consórcio Ilumina Itatiba, composto pela Comerc Eficiência e Engeluz, também fará a gestão, manutenção e atualização de toda a iluminação pública da cidade.
Além da economia gerada, a substituição proporcionará uma melhora na sensação de segurança, tendo em vista que as luzes de LED terão uma capacidade de iluminação muito maior do que as convencionais, tornando mais visíveis e seguras as vias, facilitando a circulação dos habitantes, auxiliando no monitoramento e ação policial em diversos locais.
Outro fator determinante para a parceria é que a economia com energia proporcionará uma redução nas emissões de CO2 da cidade, que deve girar em torno das 720 toneladas por mês, tornando a PPP não só mais rentável, como sustentável para Itatiba.
Nestes projetos a eficiência energética é um ponto crucial para as partes envolvidas, pois a cidade poderá perceber o tamanho da sua redução de custos com energia, bem como os ganhos com a parte da sustentabilidade. É uma somatória de fatores, como a alta produtividade e vida útil das lâmpadas, automação de processos, gestão eficiente, tecnologias e redução de fatores emissores.
“Neste projeto será possível atingir uma eficiência de mais de 50% em comparação à produtividade das luminárias atuais, e é por meio desta eficiência que os ganhos são gerados para a cidade”, comenta o gerente de PPP e Iluminação Pública da Comerc Eficiência, Wagner Teles Mancini.
A concessão é de longo prazo, com 23 anos de duração. Além da atualização das luzes de todos os postes atuais, serão instalados 500 novos postes para suprir a falta de iluminação em pontos estudados pelo consórcio, garantindo que não haja locais com lacunas de luz. Um dos diferenciais está na tecnologia que será aplicada em todos os postes, preparando-os para o que se chama de Cidade Inteligente, com automatização para telegestão de todos os pontos, agilizando chamados e identificando possibilidades de troca, e possibilidade de instalação de 5G em todos os postes para projetos futuros.
A PPP agora entra em fase de preparação para as obras e implantações. No último dia 25 de outubro, a prefeitura da cidade realizou uma cerimônia para oficializar o consórcio, no qual foi apresentado um projeto piloto em uma rua no centro da cidade para demonstrar as diferenças em todas as ruas quando a substituição das lâmpadas atuais pelas de LED estiver concluída. A previsão de início é para março de 2023 e as etapas de implantação devem durar cerca de 12 meses até a conclusão, segundo os responsáveis pelo consórcio vencedor.