A Eletrobras anunciou que ocorreu a efetivação do pagamento integral do acordo com a Cetenco, o qual foi homologado judicialmente no dia 10 de novembro, visando o encerramento da ação promovida pela construtora contra a Eletronorte, em 1994,  a fim de receber juros e correção pelo pagamento de faturas emitidas no período de 1979 a 1983 na construção do sistema de transmissão da UHE Tucuruí.

Segundo a Eletrobras, o pagamento realizado foi de R$ 387 milhões, encerrando de forma definitiva o litígio judicial. “A concretização do referido acordo representa um importante passo para a redução das contingências judiciais da Eletrobras, trazendo maior previsibilidade de resultados e agregação de valor para a Eletronorte e Eletrobras”, disse a companhia em comunicado.

A Eletrobras também informou que os acionistas de Furnas e Transenergia Goiás aprovaram a incorporação da TGO por Furnas. A operação já tinha sido aprovada pela Aneel em 01 de novembro.

De acordo com a Eletrobras, a operação está no escopo da iniciativa de racionalização das participações societárias da Eletrobras, nos termos do plano diretor de negócios e gestão, levando as empresas Eletrobras a deterem um total de 74 sociedades de propósito específico.