No próximo dia 26 de novembro, o parque eólico da Honda Energy do Brasil completa seu oitavo ano em operação. A iniciativa marcou uma das ações para contribuir com a visão global da empresa de atingir a neutralidade de carbono em seus produtos e atividades corporativas até 2050.
O parque eólico surgiu para suprir toda a demanda de energia elétrica das unidades fabris de automóveis, no interior paulista, além de atender também o escritório administrativo em São Paulo (SP). Com isso, a produção de energia eólica chega às fábricas de automóveis da Honda por meio do Sistema Interligado Nacional e já permitiu que cerca de 900 mil automóveis fossem produzidos com energia elétrica limpa e renovável.
Localizado na cidade de Xangri-Lá (Rio Grande do Sul), o empreendimento conta com dez aerogeradores, resultando em uma capacidade instalada de 31,7 MW. Desde o início da operação, já foram gerados 615 GWh de energia e cerca de 43 mil toneladas de CO2 deixaram de ser emitidas na atmosfera.
“A Honda Energy é um projeto que nos orgulha muito e comemorar os oito anos de operação do parque eólico é uma satisfação ainda maior. Hoje todos os automóveis Honda produzidos no país utilizam energia elétrica limpa e os bons resultados mostram que estamos no caminho certo ao conciliar inovação e respeito ao meio ambiente.”, disse o presidente da Honda Energy e vice-presidente industrial da Honda Automóveis, Otavio Mizikami.