O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou em seu boletim diário, IPDO, que na última quinta-feira, 24 de novembro, às 15h02min, ocorreu o desligamento automático da Linha de transmissão 230 kV Laranjal/Macapá C1 e C2, interrompendo 272 MW de carga no Amapá e desligando as unidades geradoras n° 01, 02 e 03 da UHE Coaracy Nunes, n°01 na UHE Ferreira Gomes e n° 01 na UHE Cachoeira Caldeirão.

A distribuidora CEA Equatorial esclareceu que a falta de energia que afetou 13 municípios do Amapá não foi de responsabilidade da empresa, enquanto distribuidora. A causa da interrupção foi ocasionada pela saída da linha de transmissão de 230 KV no trecho Laranjal do Jari/Macapá, cuja administração é da empresa Energisa.

Já a Energisa informou que uma descarga atmosférica provocou a interrupção na rede de transmissão de energia entre Laranjal e Macapá, às 15h02min. De acordo com a transmissora, a recomposição de sua rede ocorreu em um minuto e todo o sistema foi restabelecido às 15h20 pelo Operador Nacional do Sistema (ONS), permitindo que o fornecimento na região fosse normalizado.

Ainda de acordo com o ONS, a normalização do sistema foi iniciada às 15h23min, sendo concluída às 16h12min, com o restabelecimento total das cargas.