Ao vencer a meia maratona de Essen, na Alemanha, no último sábado, 19 de novembro, a atleta baiana Núbia de Oliveira estendeu uma bandeira trazendo uma mensagem com apelo em defesa das energias renováveis. A faixa dizia “Correndo para trazer do Brasil a energia verde que o mundo precisa”. A atleta se referia ao hidrogênio verde, considerado o energético do futuro.
A atleta, que faz parte da Seleção Brasileira de Atletismo e vive na cidade de Jaguarari, localizada no sertão da Bahia, deu a largada em uma turnê internacional após ser anunciada como embaixadora da Quinto Energy para o Clima, Esporte e Inclusão Social. Está sendo desenvolvido em Jaguari o projeto Manacá, complexo híbrido de parques eólicos e solares, considerado o maior do Brasil e o segundo maior do planeta.
A cidade de Essen foi escolhida pela patrocinadora pelo simbolismo ambiental da cidade alemã, na Renânia do Norte-Vestfália. Essen tinha uma das maiores minas de carvão do mundo e era conhecida como “coração cinzento” da Alemanha. e depois passou por uma verdadeira transição ambiental, chegando a ser eleita em 2017 como a “Capital Verde” da Europa. A cada corrida ela levará mensagens em defesa da transição energética.
Recentemente, a Quinto e a Siemens Energy assinaram um memorando de entendimentos para o desenvolvimento de um projeto de H2 Verde com produção em larga escala na Bahia. O estudo prevê a produção de 1 milhão de toneladas de H2V por ano.