A Eletrobras informou que teve conhecimento de três liminares em curso no âmbito de processos judiciais ajuizados relativos ao Plano de Demissão Voluntária (PDV) de 2022, cuja abrangência acontece para três bases da controlada Furnas: Rio de Janeiro, Angra dos Reis e São Paulo. Com relação as liminares, a companhia afirma que estão sendo adotadas as medidas judiciais cabíveis pela subsidiária para reversão do quadro, com o acompanhamento da holding.
Sobre os questionamentos que motivaram as liminares, os quais supostamente buscam condições melhores do que as de planos de desligamento anteriores, a empresa esclarece que o texto firmado no Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2022/2024 versa sobre condições superiores do atual plano frente ao anterior, considerando o conjunto dos benefícios ofertados.
De acordo com o comunicado, as liminares em questão abrangem 345 adesões, o que representa 14% das adesões totais nas corporações da estatal. Para as demais empresas Eletrobras e demais bases de Furnas, o PDV está mantido em sua íntegra, conforme divulgado via Comunicado ao Mercado de 28 de outubro desse ano.