A Renovigi Energia Solar vai inaugurar um complexo de fabricação de sistemas fotovoltaicos em Jaboatão dos Guararapes (PE). A inauguração que acontecerá no primeiro trimestre de 2023, inclui uma unidade montadora dos equipamentos e centro de distribuição. A nova unidade, terceira da companhia no país, vai atender ao crescente mercado de energia solar na região.

Segundo a empresa, a comercialização dos sistemas vai atender a todos os estados da Região Nordeste, que hoje corresponde a cerca de 20% do faturamento da companhia, que já possui os centros de Louveira (SP) e Navegantes (SC), além da matriz em Chapecó (SC) e escritório em Campinas (SP).

De acordo com o gerente executivo da Renovigi, Guilherme Costa, a região dispõe de uma boa malha viária, o que vai tornar mais eficiente a entrega dos equipamentos, contribuindo para expandir a atuação da empresa. A nova unidade está alinhada aos planos de expansão da Renovigi, que, desde março deste ano, passou a integrar o Grupo Intelbras.

A Renovigi informou que já instalou mais de 2,5 milhões de painéis fotovoltaicos e cerca de 90 mil geradores, o equivalente a uma potência instalada próxima de 1 GW. A fonte solar, em todo o país, cresceu 59% este ano, saltando de 13,8 GW para 22 GW. A fonte já ocupa a terceira posição na matriz elétrica nacional, muito perto da eólica. A energia solar foi responsável por evitar a emissão de 30,6 milhões de toneladas de CO2 na atmosfera até 2022.