A Brasil BioFuels (BBF), empresa brasileira que atua no agronegócio sustentável e geração de energia renovável, e a Telefônica Brasil, proprietária da marca Vivo, firmaram parceria para ampliar o ecossistema digital da BBF com conectividade móvel e soluções baseadas em Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês).

O projeto, além de cobrir com internet 4G uma área de quase 1,7 mil Km² de área agrícola, inclui em sua infraestrutura as redes Narrow Band IoT (NB-IoT) e Long Term Evolution for Machines (LTE-M), específicas para suportar todas as aplicações em IoT do projeto. O processo de automação permitirá as mais modernas aplicações para rastreamento da frota logística, rastreamento da origem dos frutos, armazenamento de dados na nuvem, monitoramento climático, entre outras tecnologias.

De acordo com as empresas, a parceria também poderá beneficiar habitantes que residem no entorno das operações da BBF, abrindo a oportunidade de acesso a uma internet mais rápida e com melhor conectividade. O ganho tecnológico vai oferecer, ainda, mais segurança no trabalho, visto que a comunicação interna e externa ficará mais ágil, garantindo maior celeridade no tratamento das ocorrências relacionadas a saúde e segurança das equipes. O projeto prevê a instalação de 23 torres com tecnologia 4G até março de 2024; a primeira será ativada no município do Acará, com previsão de início de operações já em dezembro desse ano.

No estado do Pará, a BBF informou que possui cerca de 56 mil hectares de palma plantados, mais de cinco mil colaboradores diretos, além de usinas de beneficiamento. O projeto irá melhorar a comunicação entre os colaboradores da empresa que atuam na atividade agrícola, aprimorará o controle operacional e aumentará a eficiência dos processos da empresa com gestão em tempo real. A BBF será responsável pelo investimento e gestão do projeto e a Vivo pela implantação e operacionalização de toda a infraestrutura.