Foi realizado na tarde da última quarta-feira, 30 de novembro, o 1º Meet Up Virtual da Comunidade CanalEnergia, evento online exclusivo para assinantes. Com o tema “Entenda como funcionará na prática a abertura do Mercado Livre”, o conselheiro da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, Marcelo Loureiro, falou sobre o tema e tirou as dúvidas dos mais de 70 participantes.
Durante o encontro, Loureiro ressaltou que esse movimento de abertura deverá ser contínuo, previsível e sustentável. Para ele, esses três pilares permitirão que a abertura faça sentido. Outro ponto destacado por ele para os assinantes do portal foi o papel que deverá ser exercido pela comercialização varejista. Segundo ele, até agora, os consumidores que estão migrando ao ACL são grandes e tem seus aparatos de atacado para gestão e comercialização de energia. Segundo ele, o processo começa a chegar naqueles consumidores que não possuem esse aparato, restando optar pela figura do comercializador varejista. “O consumidor vai perceber com o comercializador varejista que a vida dele não mudou em relação ao que ele tinha quando era consumidor da distribuidora”, avisa. Não haveria preocupação com preços e acompanhamento de mercado.
Com a abertura para a alta tensão prevista 2024, o conselheiro da CCEE prevê que em 2028 chegue na baixa tensão, para consumidores residenciais e rurais. Nas perguntas dos assinantes, as adequações aos sistemas de medição, o alcance da migração para determinadas classes sociais e a inadimplência foram alguns dos questionamentos levantados. Loureiro não acredita que a troca de medidores vá ser fundamental, mas reconhece que sem os equipamentos mais modernos o consumidor não terá como usufruir todas as possibilidades de negócio que a liberalização do mercado de energia trará para ele. “Temos que possibilitar que os consumidores mudem os medidores, porque eles querem aceso a produtos mais sofisticados”, aponta.
Discussões nos órgãos setoriais em relação a temas como medição, supridor de última instância e agregação de medição estão previstas para o primeiro semestre de 2023. Para o assinante do Portal CanalEnergia solicitar a participação na comunidade e poder sugerir novos temas para os Meet Ups, além de interagir com outros agentes do setor elétrico, basta enviar um e-mail para comunidade.energia@informa.com