A 2W Energia oficializou uma parceria com a Federação das Indústria de Minas Gerais (FIEMG), do Ceará (FIEC) e do Maranhão (FIEMA) para acesso ao mercado livre de energia aos associados das federações sem custos. O acordo deve alavancar ganhos de eficiência e competitividade para aproximadamente 9 mil indústrias (6.800 em MG, 1.800 no CE e 430 no MA) aptas a migrar para o novo ambiente de contratação, incluindo toda a alta tensão e considerando apenas empresas privadas.
O trabalho será desenvolvido a partir de discussões, eventos e divulgações feitas pelas Federações e a empresa. As economias previstas podem variar de 10% a 20% nas contas de luz, dependendo da indústria, e outras vantagens, como um portfólio de produtos ligados à sustentabilidade, às finanças e à energia renovável.
Atualmente o Brasil tem 30 mil unidades consumidoras no mercado livre (0,01% dos consumidores brasileiros) que transacionam grande volume de energia. Esse cenário deve mudar. Um estudo realizado pela Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia Elétrica (Abraceel) prevê que a abertura do ACL terá potencial de gerar, até 2035, R$ 210 bilhões de redução nos gastos com energia, 642 mil novos empregos e um desconto médio de até 27% na compra da commodity.