A liberalização do setor elétrico brasileiro avança ano a ano e tem fomentado a realização de novos investimentos renováveis em projetos para atender às necessidades dos clientes no ambiente livre. Alinhada a essa transformação no mercado nacional, a Neoenergia, uma das principais empresas de energia do país, reforça a estratégia de fomentar a inovação e o desenvolvimento de tecnologias renováveis com foco nos novos negócios.

“A expansão do setor elétrico requer robustos investimentos nos próximos anos, sobretudo em fontes renováveis e digitalização para atender a um mercado que exige compromisso com as práticas de ESG. A tendência é de que o crescimento aconteça essencialmente no mercado livre, onde há flexibilidade para facilitar esse processo. Nosso posicionamento está em linha com o mercado e já estamos construindo os caminhos para a ampliação exponencial que as tecnologias de base renovável trazem aos negócios”, afirma Hugo Nunes, diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia.

O Ambiente de Contratação Livre (ACL) já é atualmente um impulsionador das fontes renováveis, com protagonismo da eólica onshore e da fotovoltaica. Segundo a Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel), 54% da geração de energia das fontes renováveis incentivadas é direcionada para atender ao mercado livre, um crescimento de 31% entre os meses de setembro de 2021 e 2022.

A Neoenergia incorporou a tendência e os principais empreendimentos renováveis tiveram sua tomada de decisão considerando o atendimento das necessidades dos clientes no mercado livre. Neoenergia Luzia (PB), primeiro complexo de geração solar centralizada da companhia, tem toda a sua energia destinada ao ACL, sendo que 100% já está vendida até 2026.

“Os ativos eólicos em operação totalizam 37 parques com capacidade instalada de 1.163MW. Nos próximos meses, vamos concluir a completa motorização do parque eólico Neoenergia Oitis, complexo eólico localizado entre o Piauí e a Bahia, com potência de 566,5 MW. Assim, chegaremos a um portfólio eólico e solar de 1,6 GW, dos quais 49% estão voltados a este mercado, o que está alinhado com a estratégia de liberalização do mercado de energia brasileiro. Em termos de potência, e considerando-se a energia hidroelétrica, são quase 2 GW de potência de fontes renováveis alocadas ao Mercado Livre”, ressalta Hugo Nunes.

A carteira de clientes atendidos pela Neoenergia no Mercado Livre aumentou de 414 em 2019 para mais de 1000 hoje em dia. A relação de parceria com estes clientes não se restringe ao fornecimento de energia e respectivos certificados de energia limpa, recentemente criamos equipe própria para apresentar aos clientes, além das smart solutions tradicionais (energia solar on site, mobilidade elétrica, soluções em infraestrutura), o que definimos como Soluções Verdes Industriais.

Essa nova área de negócios quantifica as emissões de carbono equivalente dos clientes em base ao seu volume de combustível fóssil consumido bem como apresenta um RoadMap de Descarbonização de seu consumo. Isso significa que realizamos uma análise de viabilidade técnico e econômica para implementação de soluções de descarbonização, que além de reduzir as emissões GEE promovem maior sustentabilidade, eletrificação da economia, e tudo isso associada a benefício econômico. São processos que focam na substituição de todo e qualquer combustível fóssil utilizado em processos térmicos para geração de calor, por soluções eletrificadas ou com o uso de biomassa.

A companhia também está à frente de iniciativas de pesquisa sobre produção de hidrogênio verde. A Neoenergia possui diversos acordos para analisar os caminhos e viabilidade da produção de hidrogênio verde, tais como com o Porto de Suape (PE) e com o Porto do Açu, assim como com os Governos do Estado do Rio Grande do Norte, do Ceará e do Rio Grande do Sul. O Brasil importa 90% dos fertilizantes nitrogenados produzidos com combustíveis fósseis. A eletrificação da produção de Hidrogênio no Brasil é uma tendência que deve ser explorada, inclusive fomentando a implantação de novas fontes renováveis de geração.

Nesse cenário, a Neoenergia, aliada à necessidade de descarbonização da economia e pioneira na implantação de fontes renováveis de geração, se posiciona estrategicamente como uma empresa que fornece soluções energéticas inteligentes e customizadas às necessidades dos seus clientes, com um importante leque de produtos e serviços.

(Nota da Redação: Conteúdo patrocinado produzido pela empresa)