A Edmond anunciou o lançamento do primeiro frete carbono zero do segmento de energia solar distribuída. A iniciativa vai permitir o mapeamento e a compensação de potenciais emissões de gases de efeito estufa (GEE) referentes ao envio dos sistemas solares para seus clientes.
A Edmond é uma empresa de ecossistema tecnológico voltado para a transição energética no Brasil, por meio da vertical AppSolar, e está realizando a iniciativa em parceria com o Amigo do Clima, programa de compensação de carbono da WayCarbon. A compensação será realizada a partir da aquisição de créditos de carbono provenientes de projetos com benefícios e certificados REDD (Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).
O usuário acessa a plataforma whitelabel AppSolar, indica o sistema solar fotovoltaico e o seu local de entrega. A partir disso, o software calcula automaticamente as emissões de dióxido de carbono referentes àquele transporte rodoviário e já realiza a compensação dos créditos de carbono REDD. A Edmond informou que o próximo passo será a disponibilização da calculadora das emissões GEE para todos os players do segmento solar, inclusive as empresas concorrentes, para que possam realizar suas compensações acumuladas mensal, trimestral ou anualmente.
A empresa destacou que em agosto deste ano se tornou a única startup brasileira a ter participado do programa Ambição Pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, do Pacto Global da ONU, assumindo seu compromisso com 3 dos 17 ODS definidos pela Assembleia das Nações Unidas: energia limpa acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura e ação climática.