A TÜV Rheinland avaliou e certificou a produção de hidrogênio verde e neutro em carbono dentro da cadeia de fornecimento de hidrogênio da White Martins de acordo com a Norma TÜV Rheinland H2.21. De acordo com a White Martins, é o primeiro hidrogênio verde produzido na América Sul, em Pernambuco. O processo de elaboração e implementação do sistema de gestão de hidrogênio verde e sua respectiva certificação levou cerca de 3 meses. Ao todo, 156 toneladas de H2V serão produzidas por ano em escala industrial.
De acordo com Gilney Bastos, presidente da White Martins e da Linde na América do Sul, a empresa disponibiliza ao mercado toda a sua expertise global para que o país se torne uma referência mundial na produção de hidrogênio verde. A expectativa é que esta seja a primeira certificação de muitas para os próximos anos. Segundo ele, a descarbonização é uma prioridade para a companhia e há o empenho para desenvolver projetos que contribuam para a transição energética, em linha com a missão de construir um mundo mais produtivo e sustentável.
Para ser classificado como verde, uma das premissas é que o hidrogênio seja produzido a partir do uso de fontes renováveis. Em Pernambuco, a White Martins poderá receber até 1,6 MW de energia solar que será utilizada no processo de eletrólise da água para a produção de hidrogênio verde.
Todo o processo de certificação da produção de hidrogênio verde em Pernambuco foi realizado pela certificadora alemã TÜV Rheinland, especializada em inspecionar serviços relacionados à qualidade, segurança técnica e proteção das pessoas e do meio ambiente em todo o mundo. A White Martins representa no Brasil a Linde, líder global em produção, processamento, armazenamento e distribuição de hidrogênio, com a maior capacidade e o maior sistema de distribuição de hidrogênio líquido. A empresa opera a primeira caverna de armazenamento de hidrogênio de alta pureza do mundo, além de redes de dutos totalizando aproximadamente mil quilômetros globalmente, para atender de forma confiável a seus clientes.
A White Martins está investindo em outras iniciativas de hidrogênio no país, como o fornecimento do produto para o abastecimento do Mirai, um automóvel elétrico à célula combustível da Toyota do Brasil. Além disso, a companhia assinou memorandos de entendimento com os governos dos estados do Ceará, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul e com os complexos portuários de Pecém, no Ceará, e do Açu, no Rio de Janeiro, para a realização de estudos de viabilidade para implantação de projetos de hidrogênio verde e de amônia verde.